As Crianças e a Pressão
Competitiva…
Os “Pressionadores”
são os especialistas em provocar “stress” competitivo nas crianças.
Temos
observado, com preocupação à enorme pressão, que os pais , treinadores e outros
educadores têm exercido com as crianças de 9, 10, 11 e 12 anos, durante as
diversas competições e até em treinos, o que é altamente condenável. A pressão
tem sido de tal forma violenta, que muitas crianças choram…
As
crianças, apenas devem ser motivadas antes das respectivas partidas, mas também
como preparar o aquecimento, como se devem apresentar com o vestuário
correctamente envergado, como apertar os sapatos, para que serve o fato de
treino e qual das duas peças deverá despir primeiro, antes das partidas e a sua
atitude comportamental, para com os seus adversários.
Nestas
idades é crucial uma excelente formação desportiva
Educar pelo desporto é um importante tema para
sensibilizar as crianças, para a prática desportiva, satisfazendo a necessidade
de viver atleticamente e assim terem a possibilidade de exprimir força e
destreza que incitam a jogar, a lutar, a progredir e desenvolver o espírito
ganhador. É muito importante a sensibilização para a prática do desporto e
nunca com o objectivo de “fazer campeões”. Os campeões já nascem campeões... mas as etapas de crescimento deverão ser
extremamente respeitadas.
Nesta etapa de desenvolvimento desportivo da criança,
a educação atlética e desportiva serão fundamentais para quem prosseguir, mas
os pais deverão ter uma atitude muito positiva, não só criando condições para
que a criança seja pontual e assídua, como também na sua organização,
nomeadamente com as actividades escolares, lúdicas e sociais. Pais com cultura
desportiva são a garantia de uma criança vocacionada para o desporto.
A criança tem
no jogo um importante meio recreativo e desportivo que deverá ser encarado como
um complemento do crescimento físico, mental, emocional e social,
permitindo-lhe agir contra o medo e onde o prazer de participar, não só por
entretimento, mas também lhe permitir conquistas e esforço.
Numa presente
sociedade egoísta, individualista e materialista deveremos tentar oferecer um
máximo de condições para o desenvolvimento da sua personalidade, pelo que a
competição pedagogicamente organizada deverá ser conseguida com qualidade.
A atitude da
criança para com o jogo representa uma verdadeira actividade “física natural”,
onde com o seu entusiasmo aplica grande parte da sua energia, fundamentalmente,
a criança gosta de brincar e de jogar. O jogo é o seu mundo, absorvendo-a
totalmente
A criança deve
ser levada a alcançar o domínio das habilidades motoras através das próprias
aptidões, estimulando assim, a sua capacidade criadora. No jogo a criança irá
encontrar e vencerá algumas dificuldades, descobrirá o prazer do esforço e
aprenderá a lutar para progredir, pelo que nunca deverá ser pressionada para
ganhar.
Será nesta
etapa etária que irá demonstrar grande faculdade de imitação, a aprendizagem
gestual, pelo que será muito importante que pontualmente assistam a boas
demonstrações, quer ao vivo ou por exibições de filmes técnicos de qualidade.

Sem comentários:
Enviar um comentário